Qual a Diferença do Bitcoin e o Tether?

bitcoin e tether

Bitcoin foi a primeira moeda criptográfica a aparecer no mundo há cerca de 10 anos. Na época de seu aparecimento, poucos acreditavam no potencial desta moeda digital. Mas à medida que o tempo avança, ele está experimentando um crescimento incrível.

Durante os últimos cinco anos, o valor do bitcoin subiu muito. Em 2015 não valia mais do que 700 dólares, enquanto no ano de 2021 chegou a quase 67.000 mil dólares.

Sendo uma moeda descentralizada, a bitcoin não é influenciada por nenhum governo. Entretanto, como as moedas digitais não são ponderadas, seus preços flutuam diariamente com base na oferta e na demanda. Isto explica as grandes flutuações no preço desta moeda criptográfica.

Devido a essas flutuações, o bitcoin é atualmente considerado mais um investimento do que uma moeda em seu próprio direito. Isto levou as pessoas a comercializar bitcoins e vendê-los assim que seu valor aumenta.

Devido a este problema, outras moedas criptográficas surgiram com um objetivo diferente. Encontrar uma solução para que o preço da moeda digital não sofra flutuações. Isto deu origem a moedas estáveis, que nada mais são do que moedas criptográficas estáveis.

Bitcoin x Tether, principais diferenças

Contra flutuações e como meio de troca, as moedas estáveis entraram recentemente no mercado. E a mais importante moeda Stablecoin (estável) atualmente disponível é o Tether.

Em abril deste ano, esta moeda criptográfica registrou um volume comercial maior do que a bitcoin. E desde agosto, tem superado consistentemente o bitcoin em termos de volume no mercado financeiro.

Um dos elementos-chave que tem permitido que o Tether cresça tanto é que esta moeda criptográfica é ponderada. Ou seja, para cada Tether emitido, há um conjunto de ativos. A moeda digital não está, portanto, sujeita às mesmas flutuações que a bitcoin.

Esta é provavelmente a maior diferença entre as duas moedas digitais. Pode-se até mesmo argumentar que as moedas Stablecoin ou estáveis podem surpreendentemente eliminar alguns dos inconvenientes macroeconômicos existentes, tais como a inflação e a moeda.

O Facebook reconheceu este mercado e anunciou que lançou sua própria moeda criptográfica, a libra esterlina, em 2020. Será também uma moeda estável e promete se tornar uma grande moeda criptográfica utilizada internacionalmente.

Se você ainda não está ciente deste fato, deve se apressar, pois as moedas criptográficas logo dominarão o mercado e substituirão as moedas locais em um instante.

Veja também:

O que é Pump e Dump do Bitcoin?

Hodler, Baleia, DUMP: estes termos são familiares a você?