O Que É Tesouro IPCA+

O Que é Tesouro IPCA+

Tesouro IPCA+ é um título do Tesouro Nacional que acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais uma taxa de juros prefixada. Ou seja, além da variação do IPCA, o título rende uma taxa de juros anual, definida no ato da compra.

Qual a vantagem de investir no Tesouro IPCA?

O Tesouro IPCA é um tipo de título público do Governo Federal, emitido pelo Tesouro Nacional, com o objetivo de captar recursos para o pagamento da dívida pública. É lastreado na inflação, ou seja, seu rendimento é atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Uma das principais vantagens de investir no Tesouro IPCA é a segurança. Como é um título do Governo Federal, o risco de inadimplência é praticamente nulo. Além disso, o IPCA é um índice bem mais estável do que a Taxa Selic, que é usada como referência para a maioria dos investimentos.

Outra vantagem é a rentabilidade. Como o Tesouro IPCA é lastreado na inflação, seu rendimento tende a ser superior ao da poupança, que é o investimento mais popular no Brasil. Além disso, o Investidor não precisa se preocupar com a oscilação dos juros, pois o rendimento do Tesouro IPCA é garantido pelo Governo Federal.

Por fim, o Tesouro IPCA é um investimento isento de Imposto de Renda. Isso significa que todo o rendimento que você obtiver será seu, sem nenhum desconto.

A vantagem de investir no Tesouro IPCA é, portanto, a segurança, a rentabilidade e a isenção de Imposto de Renda.

Qual a diferença entre Tesouro Selic e IPCA?

  • Tesouro Selic:

O Tesouro Selic é um título público do governo federal, emitido pelo Tesouro Nacional, que pode ser adquirido por qualquer pessoa física ou jurídica. É considerado o investimento mais seguro do país e rende 100% do CDI (índice que representa a taxa de juros do mercado interbancário).

  • IPCA:

IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE e que serve como principal referência para o ajuste de preços de produtos e serviços no país. O IPCA mede o custo de vida dos consumidores e é utilizado na correção de aplicações financeiras, como o Tesouro Selic.

Quanto rende o Tesouro IPCA ao mês?

Desde janeiro de 2015, o Tesouro Direto IPCA oferece uma rentabilidade mensal. Isto significa que, ao aplicar seu dinheiro neste título, você perceberá um ganho a cada mês, calculado a partir da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ou seja, se o IPCA subir 1% em um mês, a rentabilidade do Tesouro IPCA também será de 1% no mesmo período.

O que é melhor Tesouro Selic ou IPCA?

O Tesouro Selic é um título do Tesouro Nacional que paga a rentabilidade da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Como a taxa Selic é atualmente a taxa de juros mais baixa da economia, o Tesouro Selic é o título público que oferece a menor rentabilidade.

O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE e considerado a inflação oficial do país.

Conclusão

O Tesouro IPCA+ é um título público do governo federal que oferece aos investidores uma rentabilidade atrelada à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Tesouro IPCA+ é um título da dívida pública federal que tem como principal objetivo remunerar o investidor de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da variação do índice, o investidor também percebe uma taxa fixa, conhecida como “prêmio”.