Skip to content

O que é taxa selic, para que serve ?

o que e taxa selic

A taxa selic é um importante indicador da economia brasileira, pois é a taxa básica de juros da economia e é utilizada para definir as taxas de juros de outros produtos, como o cheque especial, empréstimos e financiamentos.

A taxa selic também é utilizada pelo Governo Federal como instrumento de política monetária para combater a inflação.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, a qual é definida pelo Banco Central do Brasil (BCB). A taxa é utilizada como referência para a fixação das taxas de juros de diversos produtos financeiros oferecidos pelo mercado.

A taxa Selic também influencia diretamente nas taxas de juros de empréstimos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Quando a taxa está alta, os juros também tendem a ser mais elevados, o que dificulta o acesso ao crédito. Já quando a taxa está baixa, os juros também costumam cair, facilitando o acesso ao crédito.

Qual a finalidade da taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é utilizada como referência para outras taxas, como por exemplo a taxa de juros dos empréstimos.

Quando a taxa Selic sobe, os juros dos empréstimos também tendem a subir, o que pode afetar negativamente a economia, uma vez que torna mais difícil para as pessoas e para as empresas tomarem empréstimos.

Por outro lado, quando a taxa Selic cai, os juros dos empréstimos tendem a cair também, o que pode ser positivo para a economia, uma vez que torna mais fácil para as pessoas e para as empresas tomarem empréstimos.

O que ocorre com o aumento da taxa Selic?

  • Com o aumento da taxa Selic, os juros também aumentam, o que pode impactar negativamente na economia;
  • A taxa Selic é usada como parâmetro para outras taxas, como a taxa de juros dos empréstimos;
  • O aumento da taxa Selic pode inibir o consumo e o investimento, impactando assim a economia;
  • A taxa Selic também influencia o câmbio, o que pode afetar negativamente o comércio exterior;
  • O aumento da taxa Selic pode ser uma medida para combater a inflação;
  • A taxa Selic também é usada como instrumento para a política monetária.

Quem paga a taxa Selic?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é definida pelo Banco Central do Brasil (BC). É a taxa utilizada pelo BC para realizar Operações de Mercado Aberto, que são operações que têm como objetivo intervir no mercado de títulos para manter a inflação sob controle.

A taxa Selic também é utilizada como referência para a definição das taxas de juros de outros produtos, como o cheque especial, o cartão de crédito e o empréstimo pessoal.

Conclusão

A taxa Selic é um importante indicador da economia brasileira, pois é a taxa básica de juros da economia e serve como referência para as demais taxas. A taxa Selic afeta diretamente a economia, pois quando ela sobe, o custo do crédito também aumenta, o que pode desacelerar o crescimento da economia.

Quando a taxa Selic cai, o custo do crédito também diminui, o que pode incentivar o crescimento da economia.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB). É utilizada como referência para a fixação de outras taxas, como o juro do cheque especial, do cartão de crédito e das letras de câmbio.