O que São Altcoin e Stablecoin?

Altcoin e Stablecoin

Altcoin é um termo comum que você pode ter ouvido no passado, mas não sabe exatamente o que significa.

Altcoin é simplesmente um termo para uma moeda criptográfica alternativa à bitcoin. A maioria dos altcoins são criados por birfucações de código fonte do bitcoin. Em geral, esses tipos de moedas criptográficas são criados para mudar algumas limitações internas da rede de bitcoin.

Isto foi o que aconteceu com o Stablecoin. Este é um critério utilizado para moedas criptográficas que têm um valor estável. Em outras palavras, a iniciativa básica é que a moeda criptográfica não mude devido à lei da oferta e da demanda.

Para lhe dar uma idéia: Bitcoin deveria ser uma moeda digital que facilitaria a compra e venda de mercadorias e melhoraria a descentralização. Entretanto, devido à sua volatilidade, tornou-se um centro de custos e não uma moeda em seu próprio direito.

Altcoin e stablecoin: nasce um novo paradigma

O Stablecoin foi criado com o objetivo de ser uma solução universal que pudesse substituir as moedas nacionais. Ela se baseia em três critérios simples:

Margem de débito – com uma taxa para cada unidade de moeda criptográfica,

Uma unidade de conta – a existência de um sistema de contabilidade,

Um meio de troca – usado para vender bens e serviços internacionalmente.

Desta forma, a moeda criptográfica terá uma organização centralizada. Ela será responsável por manter a carga estável em reserva. Em outras palavras, ao produzir uma unidade, a empresa assegura um certo número de ativos nessa unidade.

Isto evitará que o preço da moeda criptográfica flutue. O lastro garante que não seja emitida mais moeda criptográfica do que a moeda estável. Este termo isola, portanto, a lei da oferta e da demanda da especulação altcoin.

Uma moeda stablecoin relativamente bem sucedida é a Basis, que arrecadou US$ 130 milhões para garantir sua segurança. Outra moeda estável que promete dominar o mercado é a Libra.

Veja também:

O que é um ICO?

Qual a Diferença do Bitcoin e o Tether?