Skip to content

O que é um Token e como ele está relacionado com as moedas Digitais?

o que e token

Nos últimos anos, o bitcoin (BTC) era conhecido como moedas dos nerds e recentemente passo para  o meio popular e é encontrado em carteiras dos investidores institucionais. Portanto, os conceitos de Tokens e moedas criptográficas ainda não desapareceram da corrente econômica. No entanto, estas novas tecnologias ainda causam alguma confusão.

O que é um Token?

Token significa ficha ou símbolo. Em tecnologia, o nome se refere a um dispositivo eletrônico/sistema de geração de senhas comumente usado pelos bancos.

No mundo da moeda criptográfica, o termo é definido de forma diferente. Em resumo, é uma representação digital de um ativo, dinheiro, propriedade e investimento. Blockchain é o nome de uma tecnologia de razão compartilhada (DLT), que surgiu no final de 2008 com o Bitcoin (BTC). Em resumo, é um livro razão gigante que registra as transações entre indivíduos (peer-to-peer, P2P) sem um intermediário.

As moedas que surgiram da blockchain, como BTC e Ethereum (ETH), também podem ser consideradas Tokens.

Tipos de Tokens

Novos tipos de tokens estão constantemente aparecendo no mercado, com diferentes designs e propostas, sabores e nomes. No entanto, elas geralmente se enquadram em 4 categorias principais.

Payment Tokens

As moedas de pagamento são utilizadas para a transferência de capital e atuam como dinheiro eletrônico. Esta categoria inclui Bitcoin, Ethereum e a maioria das mais de 15.000 moedas criptográficas existentes no mercado.

Utility tokens

Os tokens de utilidade oferecem um benefício, como um desconto em um determinado produto ou acesso a um serviço único. Um exemplo são as fichas dos torcedores, os ativos digitais dos clubes de futebol. Alguns clubes dão aos titulares o direito de participar de pesquisas, escolher um slogan para ser brasonado nos equipamentos do estádio, participar de eventos promocionais ou ter acesso exclusivo a uma academia.

Non-fungible tokens – Tokens não fungíveis (NFT)

Os tokens não-fungíveis (NFTs) são fichas que representam algo único. Eles podem “espelhar” obras de arte, canções, capas de revistas históricas e até tweets. Quando você comercializa NFTs, você está efetivamente comprando um código de computador que contém um registro do objeto.

Security tokens

Os chips de estabilidade representam qualquer ativo, tal como uma ação, que seja negociado em uma bolsa. Por estarem “ligados” a produtos regulamentados, devem cumprir as regras de supervisão do mercado de capitais.

Deve-se observar que um sinal pode ser considerado como um problema sob este regime. Nesta situação, ela deve ser controlada pelos reguladores.

Para determinar se um ativo digital se enquadra nesta categoria, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), o equivalente da CVM nos EUA, realiza um teste chamado teste Howey.

Sob este teste, ambas as agências reguladoras submetem o ativo a cinco limites para determinar se sua oferta se enquadra em sua jurisdição. Se assim for, o custo é estimado e é introduzida uma característica de estabilidade.

A diferença entre os tokens e as moedas criptográficas

o que e token como funciona

Qualquer moeda criptográfica é um símbolo, mas nem todo símbolo é uma moeda criptográfica. O BTC pode ser um símbolo da rede Bitcoin, enquanto o ETH pode ser um símbolo da blockchain Ethereum.

Tecnicamente, Bitcoin e Ethereum se enquadram nesta categoria. Assim, ambos os criptoassets poderiam ser fichas de pagamento, pois são usados para transferência de capital e atuam como dinheiro eletrônico.

No entanto, a definição de fichas e moedas criptográficas não é uniforme. O termo token agora só é usado no mercado para se referir a ativos digitais, além de Bitcoin e Ethereum, que são feitos na blockchain de outras moedas criptográficas”.

Sob esta convenção, BTC e ETH seriam referidas como as moedas criptográficas originais, e as fichas poderiam ser apenas moedas criadas em blockchain existentes, como a rede Ethereum, Binance smartchain (BSC) e Cardano (ADA). Dois exemplos de token criadas em sistemas externos são Shiba Inu (SHIB) e Axie Infinity (AXS).

Quanto vale um Token?

O preço de um token depende de seu lastro. Aqui estão alguns exemplos:

Para moedas estáveis emparelhadas em moeda fiat, uma unidade é igual a uma unidade da moeda correspondente, seja ela dólar, real, euro, etc.

O USD Coin Centre (USDC), um pool criado pela Circle and Coinbase, está atrelado ao dólar. Como resultado, um USDC custa $1. Cada ativo emitido pela organização tem o mesmo preço em moeda fiat. Outro exemplo é o Tether (USDT), que também tem um valor unitário de $1. Vale notar, no entanto, que a empresa por trás da USDT foi acusada pela Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) de mentir sobre suas reservas em dólares.

Se o token estiver respaldada por ativos como aluguéis, um simples cálculo matemático é tudo o que é necessário para determinar seu custo. Se um contrato vale $5 milhões e é alocado em 5 milhões de unidades, cada unidade vale $1. Se ao invés de US$ 5 milhões, apenas 10 tpkens fossem gastas no mesmo contrato de arrendamento, cada ficha custaria US$ 500.000.

O preço dos Tokens também varia de acordo com as condições do mercado. Na prática, ela funciona como uma ação negociada publicamente. Quando alguém compra a moeda criptográfica Cardano (ADA), a rede do plano (que pode ser interpretada como lastro) cresce de forma exemplar,

A medida que mais interesse e investimento são atraídos, o preço da moeda aumenta, ou do contrario também quanto menos interesse menos investimento menor o preço.

No caso do Bitcoin, o lastro é blockchain da moeda criptográfica, que tem enorme poder de computação e nunca foi invadida. O Ethereum está ligado à tecnologia para criar contratos capazes. Os contratos habilitados são códigos de programação que se executam de acordo com regras pré-definidas, sem a intervenção de um intermediário.

Como funciona?

A gestão de fichas depende do projeto e da categoria do ativo. No entanto, geralmente são “executados” em uma blockchain. Eles também são baseados em contratos fortes.

Os tokens de pagamento são usados como meio de pagamento. Os Tokens de utilidade, por outro lado, dão acesso a serviços  de exclusividade, como cupons, direitos de voto entre outros benefícios.

Os Tokens (NFT), por outro lado, representam algo exclusivo, ou seja, são objetos virtuais únicos e colecionáveis. Finalmente, as fichas de estabilidade são semelhantes a títulos, como ativos, e lhe dão direito a benefícios.

Como ele é criado?

A construção depende do tipo de ativo e da organização por trás do projeto.

“Uma empresa proprietária de um edifício aluga a fachada do edifício a um concessionário por 10 anos. Esta é a virtude do contrato acordado. Como também é um empréstimo, a empresa que necessita de liquidez geralmente recorre ao banco para um adiantamento. O banco pede uma garantia, paga juros e assim por diante”.

O que é viável é dar este arrendamento e estes empréstimos a tokens de bloqueio”. Isto significa basicamente que os direitos de locação que pertenciam à empresa são transferidos para os tokens. Todas as regras são acordadas em um contrato.

Após o acordo entre as peças, as fichas são emitidas em quantidades fracionárias pela blockchain. Cada transação financeira é programada com juros e resgates e contratos que podem ser usados para programar as regras. Eventualmente, começa a comercialização e distribuição de ativos.

É um comércio semelhante ao dos corretores de moedas digitais. Uma pessoa se registra na plataforma que vende o ativo e faz uma compra, assim como a compra de Bitcoin ou Ethereum. A diferença é que, com a tokenização, você começa com a primeira oferta e depois abre a oferta secundária. O mecanismo é muito semelhante a uma oferta pública inicial (IPO).

No mundo de moedas criptográficas, a oferta pública inicial é chamada de ICO, abreviação de Initial Coin Offering. Em português, o termo se traduz como a oferta inicial de moedas digitais ou ativos virtuais. Na prática, o mecanismo é baseado no lançamento de novas moedas criptográficas ou projetos baseados em blockchain.

Para algumas correntes da blockchain, é possível criar tokens. A primeira, maior e mais difundida é a rede Ethereum. A maioria dos tokens criada ali segue o padrão ERC-20, que é um conjunto de padrões de programação que os desenvolvedores devem seguir. Embora a blockchain desenvolvida pela Vitalik Buterin seja a líder de mercado, ela ainda sofre de transações excessivas, lentidão e taxas elevadas.

Os tokens são comercializados nas redes como a Binance Smart Chain (BSC), que é operada pela corretora Binance, sendo a maior do mundo em termos de volume comercial. É uma rede mais barata do que a Ethereum, mas mais centralizada. Outras correntes de bloqueio conhecidas incluem Cardano, Solana, Tezos e o Hathor brasileiro.

O que pode se tornar um token?

Quase tudo. Ativos tangíveis como dinheiro, bens imóveis e equipamentos, bem como ativos intangíveis como empréstimos e direitos dos artistas, podem ser tokens. Houve casos de pessoas que venderam parte de sua força de trabalho a terceiros.

Uma vez que algo é assinalado, ele é efetivamente decomposto em partes digitais. Por exemplo, um ativo no valor de 10 milhões de reais pode ser dividido em 10.000 fichas, cada uma no valor de 1.000 reais.

Ao lado do mercado financeiro, este processo é essencialmente uma securitização, exceto que é feita na blockchain, através de contratos cativos.

O que é uma ficha amadora?

As fichas de Hobby são tokens de utilidade. Os detentores têm acesso aos bens e serviços fornecidos dentro do sistema. No caso de bens de futebol, por exemplo, os clubes oferecem colaboração ao vivo, a capacidade de escolher nas pesquisas de escolha de músicas e até mesmo a capacidade de votar em frases escritas no vestiário.

Ao contrário dos tokens de pagamento são úteis apenas em um ecossistema onde são aceitos. Portanto, eles não funcionam como moeda ou títulos e não podem ser usados como meio de pagamento.

No Brasil, clubes como Flamengo, Cruzeiro, Santos e Corinthians possuem fichas de fãs. Até mesmo a equipe nacional brasileira decidiu visar este mercado, lançando os Fan Tokens brasileiros (BFT) em julho de 2021. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) arrecadou R$ 90 milhões com uma oferta inicial de 30 milhões de ativos em apenas 20 minutos.

Os tokens são seguros?

Blockchain, a tecnologia pela qual os tokens são gerados, é segura e foi validada por redes como Bitcoin e Ethereum, que atualmente armazenam milhões de dólares.

Porem,  já existem tokens DeFi (financiamento descentralizado) com contratos mal programados que deixa brechas para hackers roubem todos os ativos de usuários”.

Para evitar perder dinheiro com tokens defeituosos, os investidores devem, idealmente, avaliar cuidadosamente os fundamentos de qualquer projeto. Assim como antes de negociar ações na bolsa de valores você precisa  conhecer a história da empresa. O mesmo vale para os Tokens”.

Veja também:

O que é o Metaverso, como pode impactar a sociedade humana?