O que é ADA Cardano Como Funciona Vale a Pena?

ada cardano como funciona

O ambicioso plano ADA da Cardano prevê um banco de dados descentralizado que deixa os usuários com redes paralelas e modelos mais leves, aumentando o poder computacional das aplicações descentralizadas.

O co-fundador do Ethereum (ETH) Charles Hoskinson e Jeremy Wood, outro antigo co-fundador do Ethereum, foram encarregados em 2015 de desenvolver um protocolo de terceira geração para estender a validação dos dados.

Criptocurrências e a Blockchain

A invenção que permite que as moedas criptográficas funcionem sem um coordenador central é a cadeia de bloqueio. É, portanto, uma sequência concatenada de dados que requer validação criptográfica das transações.

  • Um banco de dados armazenado publicamente e compartilhado por todos os usuários.
  • As transações são registradas na cadeia de bloqueio (blockchain) e validadas por todos os participantes da rede.
  • A cadeia de bloqueio proporciona transparência, garantindo que a mesma moeda não possa ser transferida duas vezes.

O que é ADA Cardano?

Cardano é o nome da rede de cadeias de bloqueio, o banco de dados central sem coordenador onde as transações são registradas. Ao mesmo tempo, a ADA Cardano é a moeda criptográfica ou ficha nativa da rede.

Em outras palavras, o Cardano é semelhante a outras moedas criptográficas do setor, embora não utilize a mineração clássica.

  • Sua oferta pública inicial (ICO) arrecadou US$ 79 milhões entre o final de 2015 e o início de 2017.
  •  O Token ADA da Cardano foi lançada em setembro de 2017.
  •  Ele usa uma ficha de compromisso ou prova de cooperação, onde o verificador “anexa” moedas para garantir sua honestidade.
  • Em julho de 2020, o modelo Pledge foi introduzido para aqueles que disponibilizam suas moedas, escolhendo um validador.
  • Em setembro de 2021, ela poderia lançar uma versão simples de contratos programáveis.

A promessa desta moeda criptográfica inclui a interoperabilidade com outras redes, uma grande capacidade de troca e a facilidade de troca de moedas criptográficas e aplicações dentro da rede, reduzindo os custos operacionais e o papel dos validadores.

A ADA Cardano é melhor do que seus concorrentes?

A primeira coisa a saber é que Cardano ainda está em sua infância. Os contratos atuais só permitem a criação de moedas criptográficas simples, fichas embutidas não fungíveis (NFTs), e nem uma moedas digital será melhor que o bitcoin.

A Blockchain (cadeia de bloqueio) da Cardano tem uma camada de transação e computação otimizada para futuras aplicações descentralizadas.

A linguagem de programação Haskell permite a execução de código embutido fora da blockchain.

Seu concorrente Ethereum requer o uso de JavaScript para executar fora da cadeia de bloqueio, o que dificulta a validação para os validadores.

A Fundação Cardano e as organizações por trás dos programas IOHK e Emurgo detêm 6 bilhões de moedas criptográficas ADA, equivalentes a 12 bilhões de dólares em valor.

Quando há tanto dinheiro disponível, é mais fácil incentivar, engajar e impulsionar o desenvolvimento do ecossistema.

Abaixo está uma visão geral dos projetos e parcerias Cardano que ainda estão sendo desenvolvidos pela Cardians. Vale a pena mencionar que a grande maioria deles está longe de ser viável devido às recentes restrições aos contratos de rede.

Por que a blockchain da Cardano é uma das mais eficientes?

Ao invés de optar por soluções de segunda linha como a rede de iluminação em Bitcoin ou Polygon e Optimism em Ethereum, Cardano desenvolve todos os registros de transações e validação em sua própria blockchain.

O segredo? Integração sidechains, redes paralelas capazes de processar as informações e se comunicar diretamente com contratos da Cardano de acordo com o ADA. Tudo isso é feito na mesma linguagem de programação, confiando na estabilidade dos validadores e não em oráculos externos.

 Cardano requer menos recursos para implementar aplicações descentralizadas, tornando as transações mais baratas.

 A rede está intrinsecamente pronta para a interoperabilidade com outras correntes de bloqueio.

 O poder teórico de processamento é superior ao de sua contraparte Ethereum.

veja também: O que é axie infinity como funciona?

Quais são as perspectivas para a ADA Cardano nos próximos anos?

Como mencionado acima, o Cardano é um sistema com grande potencial, com várias parcerias e um ecossistema muito bem organizado. Entretanto, esta primeira versão de contratos capazes não lhe permite entrar no mercado de finanças descentralizadas (DeFi).

A moeda criptográfica ADA da Cardano é a terceira em capitalização de mercado, ficando atrás apenas do Bitcoin e Ethereum, que estão em primeiro lugar. Depois de 20 vezes seu valor nos últimos365 dias, assim mesmo ainda está sendo negociado com um  bom desconto de 82% para o Ethereum.

O ADA da Cardano pode chegar a $40?

Sim, se Cardano atingir $40 dentro de um ano, aumentando 315% de $12,10 em outubro de 2021, seu valor de mercado seria de $300 bilhões. Isto ainda estaria abaixo do nível de 407 bilhões de dólares que o Ethereum atingiu recentemente.

 Ao contrário do líder do segmento, a Cardano já saiu com o Prova de Participação e várias camadas para aumentar sua capacidade de processamento, enquanto a Ethereum planeja introduzir tais mudanças na próxima versão 2.0.

O ADA da Cardano pode atingir o limite de 110 dólares?

Recomendamos verificar o ‘Showcase’ no site oficial da Cardano, que fornece uma visão geral imediata dos projetos de desenvolvimento atuais da rede.

A competição no segmento descentralizado é enorme e inclui grandes jogadores como Solana (SOL), Polkadot (DOT) e Polygon (MATIC).

Portanto, aconselhamos que você seja cauteloso antes de investir, que esteja ciente das armadilhas e, acima de tudo, que construa um portfólio diversificado.

Vamos ser claros desde o início: Qual é a força da ADA Cardano?

Possui uma equipe experiente, uma rede extremamente poderosa projetada para se conectar com outras redes de cadeias de bloqueio, e um grande ecossistema em desenvolvimento para aplicações descentralizadas.

Sem dúvida, a ADA Cardano é uma promissora moeda criptográfica, mas uma análise mais descritiva é proposta para projetar a alocação ideal com base no nível de risco apropriado para cada investidor.

Abra sua conta na Binance e faça investimentos consciente em moedas criptográficas.