Em meio às possibilidades disponíveis no mercado de ações, o mini-dólar é frequentemente um dos investimentos mais procurados, especialmente por indivíduos que querem ter sucesso no curto prazo.
Além de toda a acessibilidade e praticidade destes investimentos hoje, investir na moeda americana também chama a atenção devido à força deste ativo no mercado e no planeta em geral.
No entanto, você sabe exatamente o que é o mini-dólar e conhece o desempenho e os resultados positivos deste investimento? Durante este conteúdo, você encontrará a resposta a estas e outras perguntas que surgem uma vez que esta é a questão.
O que é o mini-dólar?
O mini-dólar é o nome dos minicontratos da moeda americana que são negociados diariamente na bolsa de futuros.
Para tornar esta descrição ainda mais simples, precisamos falar sobre os mini-contratos. É uma opção de investimento que tem o menor tamanho mínimo de lote de todos os contratos.
Basicamente, o minicontrato, que chamamos de mini-dolar, é de 20% do custo de um contrato completo. Se observarmos a média atual do mercado, enquanto o custo de um contrato completo em dólares é de cerca de $50.000, a versão limitada custa cerca de $10.000.
O principal objetivo de construir esta escolha de investimento é conseguir mais investidores na modalidade. Portanto, o mini-dólar é a forma de negociar uma quantidade menor da moeda no mercado futuro. Mais tarde, explicaremos mais sobre como esta negociação funciona.
Como funciona o mercado de futuros?
Como mencionamos, compreender o mercado futuro é importante para saber como negociar o minidollar.
O mercado futuro é o mercado na qual a negociação, tanto de compra quanto de negociação, envolve derivativos, ao invés de ativos financeiros.
Derivativos são contratos financeiros futuros que formalizam o direito de negociar ou vender um ativo em uma data definida.Os principais exemplos de tais ativos são moedas (como o dólar e o euro, por exemplo) e commodities (como o ouro e o petróleo, por exemplo).
Assim, o mercado futuro é a área do mercado de ações onde os investidores negociam com o custo futuro desse ativo, nesta situação, o dólar, em mente.
Como funciona o código mini-dólar?
Como qualquer outro ativo no mercado de ações, o mini-dólar também é negociado por meio de códigos.
Ao contrário dos ativos e outros ativos, o código para este ativo é definido na funcionalidade da data de expiração. Ao negociar um contrato em mini dólares, você escolhe o limite do mês para esta negociação, tendo em mente o primeiro dia útil de cada mês.
Assim, a Bolsa de Valores Brasileira (B3), além da sigla WDO (Standard for the mini-dollar), o código também consiste em uma letra que representa o mês de expiração e o número que se refere ao ano.
- Janeiro: F
- Fevereiro: G
- Março: H
- Abril: J
- Maio: K
- Junho: M
- Julho: N
- Agosto: P
- Setembro: U
- Outubro: V
- Novembro: X
- Dezembro: Z
Então você vê qual carta corresponde a qual mês do ano:
Seguindo esta lógica, se você descobrir um contrato em miniatura com o código WDOZ21, assuma que o vencimento desse investimento será o primeiro dia útil de dezembro de 2021.
Como funcionam os pontos de mini dólar?
Assim como todo o contrato do dólar, o movimento do mini-dólar no mercado é marcado pelo marcador. Desta forma, a oscilação nos aspectos cria lucros ou perdas para os investidores.
Cada ponto do mini-dólar representa $10. Assim, se o custo de um contrato em miniatura vale 5 mil pontos, seu custo deve ser de 50 mil dólares. Seguindo a lógica, a flutuação deste indicador representa lucro ou prejuízo.
Como negociar mini-dólares?
Para negociar o mini-dólar, ou qualquer outro ativo no mercado futuro, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora. Esta organização é delegada para permitir que você escolha tais contratos.
Ao tentar encontrar especialmente tais ativos, você precisa analisar os termos, o custo e a disponibilidade dos contratos.
Quais são as vantagens de comercializar o mini-dólar?
Como dissemos no início deste posto, uma das principais vantagens do mini-dólar é sua acessibilidade.
Este tipo de investimento foi criado para que os investidores com menos capital tivessem a oportunidade de investir. No entanto, esta não é a virtude exclusiva.
Temos a oportunidade de melhorar os outros:
- Liquidez: diariamente, o mini-dólar está entre os ativos mais negociados no mercado de ações, portanto, estima-se que a liquidez deste ativo seja alta. Assim, se você decidir quebrar o contrato, é muito provável que você encontre um cliente rapidamente.
- Alavancagem: Se você tiver uma garantia de margem, você pode negociar o mini-dólar usando alavancagem. Este tipo de negociação permite que você invista mais dinheiro do que tem em sua conta, o que aumenta sua probabilidade de produtividade. No entanto, também aumenta o risco.
- Sucesso quando o mercado cai: outra virtude é a probabilidade de obter bons retornos quando o mercado cai. Esta tática é conhecida como “operar vendido” e se baseia no fato de que o investimento antecipa a queda do ativo.
Devo investir em mini-dólares?
Como em qualquer outro investimento, a resposta depende da situação. Se este ativo se encaixa em seu perfil, é considerado uma boa escolha. Por esta razão, sugerimos sempre contar com a ajuda de um consultor de investimentos.
Entretanto, é preciso considerar que estamos falando de um tipo de investimento de renda variável, portanto, existe o risco de que o mercado não atenda às suas expectativas e sofra perdas. Estes perigos são gerados principalmente pela oscilação profunda da moeda.
É claro que acompanhamos as notícias sobre a alta do dólar uma e outra vez. Entretanto, existe uma máxima no mercado: o desempenho passado não garante retornos futuros. Portanto, você precisa estar ciente dos perigos e usar táticas apropriadas para defender seu investimento.
Você já observou neste post quais são as vantagens e o desempenho do mini-dólar. No entanto, você também ressaltou que estamos falando de apenas um tipo de investimento e que ele só é sugerido se se encaixar em seu perfil.