Skip to content

O Que é Mercado Futuros, Como Funciona?

mercado futuro
mercado futuro

Para alguns investidores, trata-se de um ilustre desconhecido. Para outros, ela é a principal fonte de lucro. O mercado de futuros é um clássico aliado dos hedgers (você logo descobrirá o que é) e especuladores, precisamente porque permite projetar várias táticas.

E você, você sabe qual é o mercado de futuros?

Preparamos este guia para aqueles interessados em dar seus primeiros passos neste setor, onde os contratos futuros são negociados. Abrange desde propriedades técnicas até o que um investidor deve fazer para começar a negociar.

O que é o mercado de futuros

O mercado futuro é a arena onde os contratos futuros, um tipo de derivativo, são negociados. Simplificando, os contratos futuros representam um compromisso de negociar ou vender uma determinada parte de um ativo definido em uma data futura e por um custo pré-definido.

O ativo envolvido neste propósito – também chamado de ativo subjacente – pode ser uma mercadoria ou um ativo financeiro. Um exemplo?

Contratos futuros de soja negociados na B3. Um comerciante está essencialmente comercializando o direito de comercializar ou vender o equivalente a 500 sacos de 70 kg de soja. O custo de cada contrato futuro é baseado na expectativa do mercado quanto ao custo da soja na data de vencimento.

O mercado futuro exibe várias peculiaridades relacionadas a outros tipos de derivativos.

Uma delas é o fato de que todos os negócios são feitos na troca. Assim, outra característica é a homogeneidade dos produtos. Todos os contratos devem seguir uma certa regra, para que todos os investidores possam garantir que suas negociações permaneçam exatamente as mesmas e sob as mesmas condições.

Voltando ao exemplo da soja, os contratos futuros negociados no B3 estipulam que o grão deve ser exportado soja com 14% de umidade, 1% de matéria estranha e impurezas, 30% de quebra, 18,5% de óleo, entre outras propriedades. Tantos detalhes, certo?

Este grau de padronização dos contratos futuros é o que torna possível que eles sejam negociados em bolsas. Se cada investidor comercializasse um tipo diferente de soja – ou gado gordo, ou ouro, ou moeda, ou qualquer outra coisa – os preços poderiam ser diferentes uns dos outros, tornando a comercialização impraticável.

Como o mercado funciona atualmente, cada um dos termos de transferência de ativos subjacentes entre consumidores e vendedores é definido antecipadamente pelo B3 e estabelecido em contratos. Em cada comércio, apenas 2 recursos podem variar: o número de contratos e seu custo.

Por serem uniformes, os contratos futuros servem a um número maior de investidores e, portanto, têm maior liquidez do que outros tipos de derivativos que não permanecem padronizados. A liquidez é crítica porque permite ao investidor encontrar contrapartes que possam desanuviar sua negociação antes da expiração do contrato, caso ele se torne crítico por algum motivo.

Qual é o mercado futuro?

Se você entende o que é o mercado futuro, você pode nos dizer agora para que ele é usado? Há várias maneiras de utilizar contratos futuros, e todas elas têm um propósito específico. Eles têm a possibilidade de serem usados como uma cobertura – a funcionalidade clássica e até original de sua criação – ou como uma fonte de ganho financeiro.

Proteção ou hedge

 Os contratos futuros têm a capacidade de ser usados para diminuir o efeito de uma alteração ocasional nos custos de mercado de seu ativo subjacente. Isto porque os futuros estabelecem um custo hoje para aquele ativo ou ativo financeiro que será negociado em uma data futura, independentemente do que realmente custa no mercado à vista.

Em outras palavras, o que é chamado de hedge. O hedger está menos preocupado em lucrar com o comércio e mais interessado em evitar perdas.

As organizações brasileiras que tomam empréstimos em dólares, por exemplo, estão constantemente expostas ao risco cambial. Se, a qualquer momento, a taxa de câmbio pode subir, estas dívidas se tornam mais caras. Neste caso, as organizações têm que gastar mais reais para pagar as dívidas.

Uma maneira de evitar este tipo de situação é negociar contratos futuros em dólares, com o custo da moeda fixado para uma data futura. Nesta situação, mesmo que a taxa de câmbio aumente, as organizações já adquiriram o direito de trocar o dólar por uma parcela definida, o que garante a previsibilidade do custo de suas dívidas.

contratos para commodities agrícolas, eles têm a opção de segurar o custo dos produtos que ainda permanecem na safra durante o período em que têm a oportunidade de comercializar.

Especulador

Também é possível especular com contratos futuros. Ao invés de se protegerem, os especuladores operam no mercado para obter lucro. Seu objetivo é lucrar com a pequena diferença entre o custo de compra e de negociação de cada contrato.

O ativo subjacente, seja o dólar, a taxa de juros ou o futuro dos grãos de soja, é o que menos importa. Há até mesmo interesse no movimento a curto prazo dos contratos.

É comum para os especuladores negociarem diariamente, comprando e vendendo os mesmos derivados no mesmo dia. Ao final do período de negociação, eles calculam o lucro ou perda com base na diferença entre os custos de ambas as etapas de negociação. Entretanto, há também especuladores que mantêm posições abertas por vários dias para tirar proveito de movimentos de mercado mais longos.

Para arbitrar

Os investidores que procuram lucrar com as diferenças no custo de um mesmo produto em mercados diferentes fazem o que muitas vezes é chamado de negociação de arbitragem.

Portanto, além dos próprios contratos futuros, a arbitragem também pode envolver outros recursos, tais como commodities ou ativos financeiros negociados no mercado físico.

As táticas de arbitragem se baseiam na noção de que o processo de formação de custos não é perfeito. Embora se suponha que os ativos se movimentam da mesma forma em mercados diferentes, às vezes não é este o caso.

Considere um exemplo simples: não é comum que o mesmo combustível seja vendido mais barato em postos de gasolina de uma cidade e mais caro em uma cidade vizinha? Há várias razões para isso. Se isto fosse permitido, uma opção de arbitragem poderia ser comercializar o combustível na área de menor custo e revendê-lo na área com o maior preço de mercado.

Algo muito semelhante acontece no mercado financeiro. Se o preço de um dólar em um contrato futuro, mesmo a curto prazo, segue uma taxa ligeiramente diferente da do mercado à vista, então existe uma oportunidade viável de arbitragem. Quando observam tal mudança, os arbitrageurs trabalham rapidamente antes que o mercado “note” o momento e ajuste os custos.

O lucro em qualquer comércio de arbitragem é frequentemente pequeno. O tamanho do lucro depende, portanto, da proporção e do volume de compra e venda. Quanto maiores e mais repetitivos forem os negócios, maiores serão as chances de maiores lucros.

Principais contratos de futuros

Existem diferentes tipos de contratos de futuros. As bolsas as administrarão desde que os investidores demonstrem interesse em negociá-las. Em última análise, os contratos futuros precisam de certa frequência e volume mínimo de negociação para serem verdadeiramente líquidos para serem viáveis.

Os contratos futuros têm constantemente certos recursos comuns que são úteis para conhecer, a fim de melhor compreender este mercado. Estes são

  • O objetivo da negociação: esta é a mercadoria ou o ativo financeiro do contrato. A oscilação do custo do objeto é o que está em jogo na negociação do mercado futuro.
  • Custo: o custo atribuído a cada unidade de uma mercadoria ou ativo financeiro negociado. Por exemplo, no caso de contratos futuros de soja, estamos falando de viagens por bolsa. No caso de futuros dólares, é em reais por dólar, e assim por diante.
  • Unidade comercial: Esta é a medida do contrato em questão. Voltando ao exemplo do futuro da soja, cada contrato equivale a 500 sacas por 70 quilos de soja.
  • Mês de término: indica o mês em que cada contrato futuro é liquidado (ou seja, fechado).

Vários contratos futuros são negociados no B3. As mais clássicas são as commodities agrícolas como boi gordo, milho, café, soja, sacarose e etanol.

Entretanto, existem também futuros ativos financeiros. Um exemplo são os contratos de moeda, como o dólar americano, o euro, a libra esterlina, o iene (moeda japonesa) ou o yuan (moeda chinesa).

Além disso, existem contratos futuros sobre índices de ações, como o Ibovespa e o S&P 500, e futuros sobre agências. Os cupons de taxa de juros, tais como a taxa de depósito interbancário (DI), a taxa Selic, o certificado de depósito interbancário (DI) ou o índice de custo do consumidor estendido (IPCA) também são negociados ativamente.

Além do “todo” contrato, como é normalmente chamado, B3 tem mini contratos de futuros. Estes são contratos mais pequenos e são mais acessíveis aos investidores.

Por exemplo, um contrato de futuros “cheio” de dólares é igual a $50.000 e tem um tamanho de lote padrão de 5 contratos. Já existe um mini contrato de 10.000 dólares e apenas um contrato mínimo negociado o mini dólar. Para além do dólar, outro mini contrato de futuros comumente utilizado é o Ibovespa o mini índice.

Como funciona o mercado de futuros

Mesmo para aqueles que já investiram no mercado de ações, o mercado futuro tem algumas peculiaridades que são diferentes do mercado à vista. Alguns recursos não são comuns às negociações, o que geralmente é o primeiro passo para os investidores do B3.

Aprenda os conceitos mais relevantes para aqueles que querem negociar futuros :

Liquidação Financeira e Liquidação Física

A liquidação representa o momento final de uma transação de contrato futuro, quando a transferência de recursos e ativos que foram trocados é criada. Isto ocorre na câmara de compensação e liquidação do B3, que possui um pool de garantias para assegurar que cada parte – compradores e vendedores – cumpram suas obrigações.

As transações padronizadas de derivativos são liquidadas em câmaras de compensação associadas a bolsas ou sistemas de negociação que possuem um pool de garantias para garantir que cada parte cumpra suas obrigações. Quer a transação seja padronizada ou não, há duas formas de liquidação: financeira e física.

Há duas maneiras de liquidar uma transação de contrato futuro. Um deles – o mais comum – é o consenso financeiro. No dia do vencimento do contrato, é calculada a diferença financeira entre o custo de compra e o custo comercial do papel. A liquidação é feita em dinheiro, sem que o ativo básico – seja um bem agrícola, moeda ou outro – tenha que ser entregue pessoalmente à outra parte.

A liquidação física é o oposto disto. Mais comum nos mercados agrícolas e energéticos, envolve a entrega física do bem na data de vencimento do contrato. Entretanto, este método pode ser bastante caro e às vezes indesejável, desde que o interesse do investidor esteja longe de ter uma carga de milho em casa. Pode-se simplesmente deixar de lado o consenso físico e concentrar-se no consenso financeiro.

No B3, alguns contratos aceitam os dois formatos, mas a maioria só prevê a liquidação financeira.

Ajuste diário

Novamente, lembre-se do termo mercado futuro: contratos são negociados que garantem o direito de negociar ou vender um bem ou mercadoria definida em uma data futura por um custo pré-determinado.

Acontece que ao longo do tempo, até o vencimento, os custos de transação podem mudar dependendo das expectativas dos concorrentes, oferta e demanda pelos ativos subjacentes (e pelos próprios contratos).

Mesmo que um determinado futuro seja cotado hoje a um custo definido, ele pode valer menos amanhã, e custar menos no mercado. Ou pode aumentar em valor e custar mais.

Estas mudanças no custo determinam os resultados dos investidores. Se o contrato custa mais hoje do que quando foi comprado, a transação dá lucro.

No entanto, o oposto também pode acontecer. Precisamente para evitar acumular perdas enormes até a expiração do contrato, o que poderia levar a altos níveis de inadimplência, o B3 tem um mecanismo chamado “ajuste diário”.

O ajuste diário é um sistema que calcula os lucros e perdas diários para os investidores em contratos futuros. Cada uma das posições que ocupam é avaliada de acordo com um custo de alocação: o custo de ajuste diário.

Se o custo das posições em um determinado dia for menor do que o custo de liquidação, supõe-se que elas tenham tido lucro naquele dia. Se, no dia seguinte, as posições negociarem abaixo do custo de liquidação, isso indica uma perda.

Na prática, as negociações são ajustadas a cada dia com base na expectativa do mercado sobre o custo futuro do ativo subjacente do contrato. E os valores das diferenças encontradas serão creditados (se houver ganhos) ou debitados (se houver perdas) diretamente nas contas do investidor.

A realidade do ajuste diário diferencia os contratos futuros de outros derivativos, tais como contratos a termo, onde todo o ganho ou perda é calculado uma vez no vencimento. O problema nesta situação é o aumento do risco de que os investidores vinculados não cumpram suas obrigações, uma vez que as perdas podem ser monumentais.

O que pode acontecer se o investidor não quitar um ajuste diário? O primeiro efeito é que você será declarado inadimplente pelo B3, a pedido de sua corretora. Seu nome será incluído em uma lista distribuída a todos os concorrentes no mercado, a fim de protegê-los ainda mais.

Além disso, a bolsa terá que fazer valer as garantias que o investidor registrou e o proibirá de fazer quaisquer outras transações até que a dívida seja liquidada.

Margem de garantia

Ao negociar no mercado futuro, o B3 exige que os investidores coloquem garantias junto aos corretores através dos quais eles negociam. Na prática, a margem de garantia é semelhante ao depósito de garantia que existe para vários tipos de transações, tais como certos arrendamentos.

A exigência de margem é considerada uma característica específica da bolsa de valores, pois permite aos investidores aproveitar as oportunidades oferecidas pelos diferentes mercados de uma maneira mais relaxada.

Ele foi especificamente projetado para garantir que o B3 tenha fundos disponíveis para garantir o pagamento das transações no caso de não pagamento por parte dos investidores.

  • O preço da margem representa uma porcentagem dos contratos futuros negociados. Quando as negociações são feitas diariamente elas são iniciadas e concluídas no mesmo dia – o corretor determina o número de negociações. Para contratos significativamente maiores que um dia, a determinação é feita pelo departamento B3 por tipo de contrato e comércio.

A garantia não precisa necessariamente ser depositada em dinheiro em todos os momentos. Outros ativos também podem ser utilizados para este fim, tais como operações, títulos do governo adquiridos através do Tesouro Direto ou mesmo títulos da dívida privada.

Uma situação prática onde a margem de garantia pode ser ativada é quando um investidor registra uma perda em um ajuste diário e tem que fazer um pagamento à bolsa de valores. Se a quantia não for entregue a tempo, o B3 pode cobrir esta inadimplência exigindo que o investidor apresente uma chamada de margem.

Liquidação por padrão

Quando um investidor não faz o pagamento de ajuste diário, a bolsa fechará obrigatoriamente a posição não paga, além de aumentar a margem e liquidar a garantia para liquidar a perda.

Assim, se o investidor comprou contratos futuros, eles são vendidos e a negociação é encerrada. O objetivo é evitar o risco de acumular mais perdas, o que comprometeria a estabilidade do mercado como um todo.

Se o B3 entrar em liquidação por inadimplência, ele também pode utilizar outras garantias além daquelas fornecidas pelo investidor. Este é o caso em que a organização corretora através da qual o investidor negociou e também o membro compensador que faz a compensação em nome desta organização corretora depositaram garantias.

Se a garantia não for suficiente, outros meios para garantir a justiça do mercado incluem o recurso ao fundo específico dos membros de compensação de câmbio, ao fundo de compensação de comércio e ao B3.

Como negociar no mercado futuro

Se você estiver interessado em experimentar o mercado futuro após ler este artigo, saiba quais são os passos básicos para começar a negociar seus próprios contratos:

Qual é o seu perfil de investidor?

Esta é a primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo antes de tomar uma decisão de investimento. Como você provavelmente se comportaria, ganharia ou perderia, em diferentes cenários de mercado? Qual seria sua atitude em relação a uma perda ou a um ganho? Quanto você está disposto a aprender sobre isso?

Isto o ajudará a entender se o mercado futuro – que é um pouco mais difícil do que outros tipos de investimentos – é uma opção interessante para sua carteira.

Como eu escolho um corretor para negociar?

Para negociar no mercado futuro, você precisa de uma conta em uma corretora. Corretores de trader na B3.

Para escolher a corretora correta, você deve primeiro verificar as comissões comerciais cobradas. É comum que as negociações de futuros sejam baixas, mas bastante normais. Uma alta taxa pode levar a uma redução na renda.

Além disso, considere pontos como o estudo e os sistemas comerciais que o corretor fornece, bem como os requisitos de depósito de margem que ele impõe. Descubra os termos e condições de todos esses serviços.

Quais serão suas táticas no mercado futuro?

Cobertura, especulação ou arbitragem? Estude as opções e defina um plano de investimento para você mesmo. Uma vez que isto esteja claro, tente conduzir ou ler as pesquisas sobre os contratos que chamam sua atenção.

Confie em seu corretor e, adicionalmente, em suas casas de pesquisa para esta tarefa, pois elas geralmente fornecem relatórios que informam os investidores sobre os prós e os contras de cada contrato futuro e tática.

Margem de garantia

Para negociar no mercado futuro, o B3 exige que os investidores coloquem vários depósitos de margem junto aos corretores através dos quais eles negociam. Na prática, uma margem é semelhante a um depósito de estabilidade em várias transações, tais como certas operações de leasing.

A exigência de margem é vista como uma das diferenças do mercado acionário, pois permite aos investidores aproveitarem as oportunidades disponíveis em diferentes mercados com maior confiança. E serve precisamente para fornecer ao B3 os recursos necessários para garantir o pagamento das operações em caso de inadimplência dos investidores.

O custo do depósito para os futuros é equivalente a um por cento do comércio. Uma vez que as negociações são negociadas no dia – elas começam e terminam no mesmo dia – o corretor determina o valor das negociações. Para contratos com duração significativamente superior a um dia, a determinação é feita por nosso B3, de acordo com o tipo de contrato e o comércio.

A garantia não tem necessariamente que ser depositada em dinheiro em uma base contínua. Outros ativos, tais como ocupações, títulos do governo adquiridos através do Tesouro Direto ou mesmo títulos da dívida privada, também podem ser utilizados para este fim.

A situação prática em que um depósito pode ser ativado é quando um investidor registra uma perda no ajuste diário e solicita um pagamento à bolsa de valores. Se a quantia não for entregue a tempo, o B3 pode cobrir esta falha recorrendo à segurança deixada pelo investidor.

Liquidação por padrão

Assim que um investidor não fizer o pagamento de ajuste diário, a Bolsa fechará a posição inadimplente de forma obrigatória, além de utilizar a margem e a garantia para liquidar a perda. Assim, se o investidor tiver comprado contratos futuros, ele os vende e a negociação é encerrada. O objetivo é evitar o risco de acumular mais perdas que poderiam comprometer a estabilidade de todo o mercado.

Em caso de liquidação forçada por falta de pagamento, B3 pode ativar garantias diferentes das fornecidas pelo investidor. Este é o caso quando as garantias são fornecidas pela corretora através da qual o investidor opera.

Se a garantia não for suficiente, outras formas de confirmar o equilíbrio do mercado são ativar os ativos do fundo de compensação dos membros relevantes, o fundo de compensação do comércio e fundo B3.