Quem é Satoshi Nakamoto, Criador do Bitcoin?

quem-e-satoshi nakamoto bitcoin

Uma das ideias mais interessantes por trás da moeda criptográfica mais famosa do mundo é a descoberta de que ninguém sabe quem realmente inventou o Bitcoin, e a especulação continua até os dias de hoje.

Bitcoin ficou conhecido do público em outubro de 2008 quando uma pessoa chamada Satoshi Nakamoto publicou um artigo intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Money System (Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico entre Pares) na conferência criptográfica Cypherpunk.

O documento foi discutido por um pequeno grupo de criptógrafos, mas poucos acreditavam que seria um sucesso.

Em 3 de janeiro de 2009, a Satoshi Nakamoto introduziu a rede Bitcoin através da mineração do primeiro bloco do recorde.

No primeiro bloco, o chamado bloco Gênesis, ele acrescentou esta frase:

 “The Times, 3 de janeiro de 2009: chanceler à beira do segundo salvamento de bancos”.

Estamos falando de uma referência útil ao aborrecimento causado pela crise econômica global da época:

O “Bloco 0” ou “Bloco Gênesis“, o primeiro bloco transferido para a rede Bitcoin, é um marco na história da criptografia

bloco zero bitcoin

Nos meses seguintes, a Nakamoto e um programador chamado Hal Finney trabalharam para apresentar esta iniciativa revolucionária: a primeira moeda descentralizada, a Bitcoin.

Acredita-se amplamente que Bitcoin é uma amálgama de ideias da mudança “crypto-punk“.

Uma das razões pelas quais o bitcoin pode ser difícil de entender para os recém-chegados é a confissão de ideias relacionadas a dinheiro, tecnologia, filosofia, ciência da computação, etc.

Como Josh Oliver disse, bitcoin é “tudo o que você não entende sobre dinheiro combinado com tudo o que você não entende sobre computadores”.

O Início Do Bitcoin

Nos primeiros tempos do bitcoin, a Nakamoto era uma prolífica criadora on-line. Ele escreveu sobre o bitcoin na Internet e respondeu a perguntas via correspondência por e-mail ou na própria lista de correio em moeda criptográfica.

Estas mensagens foram preservadas e mostram claramente que uma das principais motivações de Nakamoto era criar uma moeda digital que fosse descentralizada e livre do controle do banco central. Em 2011, ele escreveu:

O maior problema com o dinheiro convencional é a confiança necessária para que ele funcione.

Você tem que confiar no banco tradicional para não desvalorizar a moeda, mas a história das moedas fiat nos diz outras coisas está repleta de violações e desconfiança.

Devemos confiar nos bancos para reter nosso dinheiro e transferi-lo eletronicamente, mas eles o emprestam em bolhas de crédito, essencialmente com uma parte das reservas.

A invenção da cadeia de blocos do, como descrita no white paper original do bitcoin, foi um marco no desenvolvimento incrível na ciência da computação.

Embora seja verdade que a Nakamoto inteligentemente o projetou com referência ao trabalho de outros neste campo, a reformulação apresentada na pequena seção de referência do livro branco é a invenção da Nakamoto do algoritmo PoW (proof-of-work) (prova de trabalho), que resolveu um problema computacional chamado “Problema Bizantino em Geral” que evita a dupla emissão e permite a construção de uma moeda eletrônica descentralizada.

É sugerido que Satashi Nakamoto era um especialista na economia e computação que era capaz de criar um sistema extremamente  seguro e robusto como o Bitcoin, ou que era um esforço feito em partes.

É importante notar que não há documentação de um programador chamado “Satoshi Nakamoto” antes de 2008. Além disso, nem o endereço de e-mail nem o site que ele usou puderam ser rastreados a partir de uma única fonte.

É bastante interessante porque uma pessoa tão competente optou por permanecer anônima e se esforçou tanto para manter sua privacidade.

Em abril de 2011, Satoshi Nakamoto enviou um último e-mail para a comunidade criptográfica no qual ele estava presumivelmente satisfeito que o plano Bitcoin estava no caminho certo, Ele disse: “Eu mudei para outras coisas. Está nas boas mãos de Gavin (Andresen) e de todos os outros“. O Satoshi então entregou o código fonte e desapareceu para sempre.

 Hoje, a capitalização de mercado da cadeia de blocos Bitcoin é de aproximadamente US$ 219 bilhões.

Isto significa que o misterioso Satoshi Nakamoto surgiu do nada, inventou uma nova forma de moeda 100% digital, não controlada por nenhum regime ou banco, vale milhões de dólares e desapareceu para sempre. É estranho, mas é verdade.

O que torna a história ainda mais fascinante é que acredita-se que a Satoshi Nakamoto possui cerca de 1 milhão de BTC desde que a Satoshi emitiu as primeiras bitcoins em 2019, tornando a mineração de bitcoins imediata e simplesmente possível.

Como sabemos disso? Como a cadeia de bloqueio do bitcoin é um livro-razão público, você pode olhar para estes bitcoins e descobrir que eles nunca se moveram, apesar de valerem 10 bilhões de dólares.

Possíveis Razões Para O Anonimato De Satoshi Nakamoto

Nakamoto parece ter previsto que para a Bitcoin ter sucesso como moeda descentralizada, ela teria que evoluir organicamente, sem um chefe ou um procurador.

Qualquer declaração da Satoshi poderia ser percebida pelos portadores de Bitcoin como um conselho de investimento, o que poderia causar flutuações de preços.

Outra possibilidade é que as propostas de mudanças de protocolo apoiadas pela Nakamoto, mas rejeitadas por alguns usuários de Bitcoin, poderiam levar à dissidência ou, no pior dos casos, a uma guerra civil Bitcoin.

 Ironicamente, tal ambiente foi criado em 2017, quando a controversa Bitcoin Cash (BCH) se dividiu drasticamente (ou “hard split”), e em 2018, quando a Bitcoin Cash SV se dividiu novamente, dividindo a comunidade Bitcoin em várias facções.

Evitando A Atenção Das Autoridades

Outro motivo para o anonimato da Nakamoto é a consciência de que os criadores de altcoin podem atrair a atenção das autoridades e dos criminosos.

Em 1998, o residente do Havaí Bernard Von NotHaus projetou sua própria moeda, que ele chamou de Dólar de Independência. A moeda floresceu por um tempo, mas em 2007 o FBI e o Serviço Secreto reprimiram a questão.

Após a acusação, a moeda foi banida e NotHaus foi considerada responsável pela “criação de uma moeda ou sistema monetário privado que competiria com as moedas e moeda oficiais dos Estados Unidos”.

Em 2007, a moeda digital e-Gold foi acusada de apoiar atividades ilegais pois não tinha dados suficientes sobre seus consumidores.

O proprietário foi condenado a prisão domiciliar e a organização foi encerrada. É possível que parte das táticas da Nakamoto tenha sido incitar as autoridades a parar os operadores de moedas criptográficas.

Finalmente, o Bitcoin está disponível para todos. Isto significa que, como as moedas fiat, pode ser usado tanto para serviços legítimos quanto ilegítimos.

Entretanto, foi um método de pagamento bastante bem sucedido nos mercados da deep web e tornou-se conhecido pela primeira vez porque foi usado no site extinto Silk Road, um antigo mercado online ilegal.

Rob Ulbricht, o criador e operador do famoso site, foi condenado a prisão perpétua por seu envolvimento com o tráfico de drogas e outras substâncias ilegais.

Ulbricht apelou de sua condenação à Suprema Corte dos EUA no último mês de 2017, mas permanece na prisão federal. Nakamoto poderia ter sofrido um destino semelhante se ele tivesse revelado sua verdadeira identidade.

O Que Satoshi Nakamoto Faria?

 Nakamoto parecia entender que só quando os autores estão divididos é que novos conceitos, invenções e interpretações de conteúdo se tornam possíveis.

Jill Carlson, investidora em Bitcoin e tecnóloga, diz que é por isso que Bitcoin significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

É por isso que a divergência ocorre, e por que cada discussão gera uma série crítica de “o que faria a Satoshi”.

Carlson argumenta que esta “ineficiência é também uma das principais propostas de custo da Bitcoin“. Não há nenhum líder para responder a esta pergunta, ninguém para controlar o garfo ou conduzir a empresa em uma direção. Portanto, deixamos deliberadamente intacto o propósito da rede e o custo dos ativos. Esta pode ser uma característica que prolonga a vida da Bitcoin, embora seja geralmente citada como um problema.

Nakamoto acreditava que para que Bitcoin permanecesse descentralizado, não deveria haver chefes chatos ou pontos centrais de compromisso.

A confiança na tecnologia deve ser baseada em avaliações objetivas, não em pronunciamentos de patrocinadores ou organizações.

Ao permanecer anônima, Nakamoto deu ao público a independência para ter suas próprias opiniões sobre a tecnologia e determinar o custo dos ativos, independentemente de quem estava por trás deles.

Há Muitas Teorias: Quem é Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto é um pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin. Ainda não sabemos quem é o gênio que criou este código.

A publicação do ‘Bitcoin WhitePaper’ em 31 de outubro de 2008 é um arquivo de características e razões para a construção da primeira moeda criptográfica do mundo.Quem é Satoshi Nakamoto, Criador do Bitcoin?

 Muito pouco se entende, mas há alguns suspeitos. Aqui estão cinco das mais citadas. Veja mais

Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto

Dorian Satoshi Nakamoto, cujo verdadeiro nome é Dorian Nakamoto, revelou-se o verdadeiro criador do Bitcoin em 2014.

Ele trabalhou como desenvolvedor de software para o governo americano e se tornou um libertário em 1990, exceto pelo último fato!

Ele tem repetidamente negado ser Satoshi Nakamoto, e a comunidade da moeda criptográfica até o considera como algo como um meme, já que ele tem repetidamente escrito incorretamente o nome de seu suposto construtor. E ele é tão estúpido que usaria seu próprio nome para manter seu anonimato.

Hal Finney

hal finney

Hal Finney estava envolvido no desenvolvimento de chaves criptográficas assimétricas, uma das tecnologias centrais do Bitcoin.

Finney, como Dorian Nakamoto, é um libertário e um praticante proeminente da cultura cypherpunk, e esteve envolvido na mesma controvérsia que levou ao Livro Branco Bitcoin.

Em vez de ser um libertário, Hal vivia na mesma cidade e estava a apenas alguns quarteirões de distância do suspeito anterior.

É possível que ele tenha usado o nome de seu vizinho para esconder sua própria identidade. O que torna Finney ainda mais suspeito, entretanto, é que ele foi inicialmente uma das pessoas que mais ajudaram Satoshi Nakamoto. Ele também foi a primeira pessoa a receber uma transação de bitcoin da própria Satoshi.

Apesar de circunstâncias tão fortes, ele ainda negou estar por trás da moeda criptográfica e, embora tenha recebido uma quantidade enorme de bitcoins, nunca os gastou, ao invés de usar a maioria das moedas que recebeu para tratar uma patologia rara (esclerose lateral amiotrófica) e para produtos criogênicos.

Nick Szabo

nick szbo

Nick Szabo foi anteriormente um defensor de uma moeda descentralizada, a chamada BitGold. Em seu blog no final de 2008, pouco antes do lançamento do Bitcoin, ele anunciou que iria gerar o verdadeiro BitGold e convidou pessoas para ajudá-lo a gerar o código.

Em 2014, uma equipe de 40 estudantes de lingüística forense liderados pelo especialista Jack Greve investigou 11 prováveis geradores de Bitcoin, incluindo S. Nakamoto e Hal Finney.

Eles concluíram que Nick Szabo era o candidato mais provável e que houve várias combinações lingüísticas entre o whitepaper Bitcoin e o texto do post do blog do Szabo. Ele também é conhecido como o criador da norma contratual competente.

É, por coincidência, contratos competentes têm desempenhado um papel importante na maturação da Bitcoin como meio de pagamento através da Rede.

Ainda mais notável, porém, é seu silêncio completo desde o advento do bitcoin até meados de 2009. Ele mencionou brevemente as moedas criptográficas em seu blog pessoal; para um homem que vem falando sobre a possibilidade de moedas criptográficas desde os anos 90, é um tanto suspeito que ele não comentou sobre a primeira moeda desse tipo por seis meses.

Craig S. Wright

Craig S. Wright

Craig é um cientista e empresário informático australiano que em 2016 concordou em tornar-se Satoshi Nakamoto – a primeira pessoa a ser nomeada Satoshi Nakamoto.

Wright é ainda mais libertário, mesmo afirmando que “Bitcoin sempre foi libertário”. O que causa o fracasso de Bitcoin é o esforço para mudá-lo”.

Entretanto, nenhuma evidência conclusiva foi publicada. Entretanto, Gavin Andresen, uma das poucas pessoas que falou com o criador do Bitcoin em uma troca de e-mails, acredita nas reivindicações de Craig.

Grupo

Esta hipótese pode parecer rebuscada, mas é plausível. Poderia ter havido alguma interação entre nossos suspeitos? Todos eles são libertários, assim como os autores de Bitcoin. Algumas pessoas teorizaram que todos eles trabalharam juntos para criar o código da moeda criptográfica.

A razão é simples: o código foi muito bem escrito, por um super gênio nunca visto na história.

Ou é muito provável que se trate de um grupo, e o plano de executado requer muito esforço de programação, bem como profundo conhecimento em diversas áreas.