Skip to content

O que é a Blockchain como funciona?

o que é blockchain
blockchain

Com o triunfo do Bitcoin, os principais portais de notícias estão falando sobre a tecnologia por trás da moeda digital. Muitas empresas anunciam que continuam a pesquisar as aplicações da tecnologia na vida cotidiana.

E eles estão certos, é definitivamente uma tecnologia criativa que pode ajudar vários processos cotidianos. Mas por que é tão revolucionário?

Não há nada de misterioso por trás do Blockchain, mesmo que a maioria da população pense que “o nome soa complicado”.

Como funciona a Blockchain?

Simplificando, a cadeia de bloqueio (Blockchain) nada mais é do que um livro razão público que registra uma transação de moeda virtual (mais comumente Bitcoin) para que este registro seja confiável e imutável.

Ou seja, registra informações tais como: a quantidade de moedas movimentadas, quem enviou, quem recebeu, a que horas a transação ocorreu e onde no livro razão ela é registrada.

Ele armazena estas informações, este grupo de transações, em blocos e carimbos de data e hora em cada bloco. Cada vez que transcorre um bloco de tempo (10 minutos na cadeia de blocos), um novo bloco de transação é formado, que está ligado ao bloco anterior.

Os blocos dependem uns dos outros e formam uma cadeia de blocos. Isto torna a tecnologia ideal para registrar informações que precisam ser confiáveis, como no caso de transações monetárias.

A rede de blocos é composta por mineiros que verificam e registram as transações no bloco.

Para tornar isto possível, eles fornecem poder computacional à rede. Como um incentivo para continuar contribuindo e tornando a rede sustentável, eles recebem recompensas em moeda digital.

Um mineiro só pode adicionar uma transação ao bloco se uma maioria simples (50%+1) da rede concordar que a transação é legítima. O nome representa o acordo da rede da cadeia de bloqueio. No caso do Bitcoin, o acordo é medido usando o poder computacional.

Em resumo, a tecnologia da cadeia de bloqueio (blockchain) é um livro-razão público e compartilhado que registra cada transação de moeda virtual em uma cadeia de bloqueio da qual qualquer pessoa pode participar.

O compartilhamento garante que o sistema seja consistentemente seguro e que todos os membros da rede sejam honestos.

Como funciona?

Em vez dessas informações serem armazenadas em um computador central, a blockchain armazena as mesmas informações em um grande número de computadores espalhados pelo planeta.

Cada computador da rede tem uma cópia completa do banco de dados, o que torna as informações nele inseridas radicalmente seguras e confiáveis, já que não há um único ponto de ataque.

Em outras palavras: Um Hacker não posso invadir o servidor da blockchain e roubar os logs de transações e modificá-los. Isto porque cada computador da rede tem um arquivo com estas informações. Se você tentar mudar o banco de dados de um computador, ele será descartado da rede.

blockchain cadeia de bloco

Cada computador da rede tem uma cópia do banco de dados, o que significa que a tecnologia da blockchain é uma rede peer to peer, ou rede ponto a ponto. Além disso, eles verificam todas as informações para pesquisar e eliminar a possibilidade de fraude.

Todos os procedimentos e processos da blockchain são estabelecidos pelo acordo da parte mais simples. Para acrescentar as informações ao banco de dados, o acordo de rede de computadores deve reconhecer as informações como legítimas.

O nome blockchain refere-se a uma cadeia de blocos interligados e dependentes. Mas como foi discutida a cadeia de bloqueio? É muito simples. As informações são armazenadas em blocos.

Cada bloco tem um resumo de todas as informações nele inseridas, o resumo do bloco é chamado de hash. O conteúdo de um bloco consiste em: Informação + hash do bloco anterior + hash do bloco.

Quando mais informações são transferidas, ela espera na fila até ser inserida em um bloco.

O hash do próximo bloco de informações deve corresponder ao hash do bloco anterior e, uma vez combinados, os dois blocos estão ligados e dependem um do outro. E de tal forma que um bloco não pode ser alterado sem a aprovação de toda a rede.

Por que é tão difícil a Blockchain ser atacada?

Suponha que tenhamos uma cadeia de bloqueio que esteja localizada no bloco 99. Temos um hacker que quer apagar uma transação registrada no bloco 0. Como ele tentará atacar este banco de dados?

Em tal situação, ele precisa remover a transação do bloco 0, manter o controle sobre a maioria dos computadores da rede, ou seja, o contrato de rede, e encontrar os hashes dos blocos subsequentes até o atual (bloco 99).

Deve-se notar também que tudo isso deve ser feito em 10 minutos, que é o tempo do próximo bloco a ser formado. Quanto mais longa for a cadeia de bloqueio, menos provável será que seu ataque seja bem sucedido. O nome deste ataque é o ataque de maioria.

Se o 100º bloco for formado durante sua tentativa de ataque, suas chances de sucesso caem radicalmente para 0, porque você tem que começar de novo para chegar ao 100º bloco antes do resto da rede.

Um hacker não seria capaz de mudar facilmente as informações na cadeia de bloqueio sem manter o controle sobre a maior parte da rede.

A existência de um banco de dados com informações potencialmente seguras e completas torna a Blockchain dramaticamente mais atraente para as organizações que precisam manter dados persistentes e confiáveis.

Como são formados os blocos?

Lembra-se dos computadores que controlam a rede? Eles não o fazem de graça. Seu trabalho é extrair blocos de informações e formar um hash compatível com o bloco anterior.

E é bastante complicado porque a detecção desse hash requer cálculos de alta freqüência. O que é ideal para se fazer um grande número de cálculos rapidamente? Exatamente, um computador com grande poder de processamento.

No caso do bitcoin, as informações armazenadas na blockchain são as transações que são validadas pela rede após serem extraídas do bloco em que foram colocadas.

Uma vez minerado esse bloco, o computador que o encontrar recebe uma recompensa de 12,5 bitcoins. E não, você não pode minerar bitcoin em casa, desde 2013 não há outras condições.

Uma solução confiável que encontramos para minerar em casa é o CRYPTOTAB

Portanto, é preciso muito esforço para atacar uma cadeia de bloqueio com vários computadores trabalhando juntos. O valor investido para o ataque seria tão grande que aqueles que querem atacar a rede podem preferir colaborar para uma maior recompensa.

Como uma Blockchain pode ser usada na prática?

A Blockchain não pode ser usada em todas as situações e em todas as empresas. A tecnologia é ideal para empresas que precisam armazenar informações de forma confiável e transparente.

Por exemplo, Blockchain pode ser ideal para uma empresa que deseja vender bilhetes inequívocos, registro de terra, registro de identidade, contratos, autenticação de documentos e rastreamento de produtos.

Com o risco de parecer que estou falando do futuro, todas estas aplicações de Blockhain já existem e estão aqui para ficar. Em Dubai, atualmente não é possível registrar terrenos, exceto através da Blockchain.

Civic é uma plataforma on-line que permite que as pessoas registrem documentos e identidades.

Um Exemplo muito claro é nosso Portal Trader que está protegido pela Blockchain, basta verificar no final do artigo.

A plataforma Ethereum permite a criação de contratos poderosos entre 2 pessoas sem a necessidade de um intermediário. OriginalMy, uma empresa brasileira, também lida com autenticação e registro de documentos, como um notário online baseado em blockchain.

Já existem redes sociais como Minds e Steemit baseadas na Blockchain do Ethereum, a plataforma Ether, o que torna estas redes ideais para a independência do usuário.

Em outras palavras, estas coisas já estão acontecendo e não deve demorar muito para que sejam amplamente adotadas pelas grandes indústrias.

Blockchain Privado ou Permissionado

Esta tecnologia tem surgido nos últimos anos. Blockchain é um DLT (Distributed Ledger Technology). Muitas pessoas confundem DLT e Blockchain, onde Blockchain é apenas um tipo de DLT.

Nem todos os DLTs são correntes de blockchain, eles são simplesmente uma rede de computadores compartilhando o mesmo banco de dados o tempo todo. Estas redes são constantemente pequenas e centralizadas, o que é o oposto de uma Blockchain.

As principais vantagens de uma Blockchain são: compartilhamento e descentralização da rede, estabilidade, imutabilidade dos dados e transparência.

Se você criar uma Blockchain privada, a rede perde todas as características que são precisamente as maiores vantagens de uma Blockchain. Sua rede provavelmente será fraca, centralizada e facilmente subvertida.

A cadeia Blockchain Bitcoin é composta de milhares de indivíduos e tem um enorme poder computacional.

Este sistema não é controlado por uma pessoa ou organização, ele é a base do sistema financeiro Bitcoin que torna a Blockchain tão confiável. Se eu tenho um registro de que uma empresa pode mudar à vontade, ela não é uma Blockchain.

Ninguém deve tentar separar a Blockchain e a moeda criptográfica. Um depende do outro para sobreviver. Toda esta pilha de poder de computação só é viável porque existe um benefício financeiro: as moedas criptográficas.

O criador da Bitcoin Satoshi Nakamoto tinha isto em mente desde os primeiros dias da tecnologia. Seu talento é tornar a tecnologia espetacular e criativa.