CVM é a sigla para Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador do mercado de capitais no Brasil. A CVM é vinculada ao Ministério da Economia e tem como principal objetivo garantir a proteção dos investidores.
A CVM desempenha diversas funções, dentre elas: fiscalizar e regular as atividades de intermediários do mercado de valores mobiliários, como corretoras e distribuidoras; autorizar e supervisionar o funcionamento das bolsas de valores e das instituições financeiras autorizadas a operar com valores mobiliários; zelar pela boa administração das companhias abertas; e garantir o cumprimento das regras de divulgação de informações pelas companhias abertas.
O que é CVM e quais as suas principais funções?
Suas principais funções são fiscalizar e regular as atividades das empresas que emitem valores mobiliários, além de supervisionar o funcionamento do mercado de valores mobiliários. A CVM também é responsável por aprovar ou reprovar as ofertas públicas de valores mobiliários e emitir regulamentos para o mercado.
O que significa CVM e por quem é composto?
CVM é a sigla para Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia que tem como principal função regular o mercado de valores mobiliários no Brasil.
A CVM é composta por cinco diretores e um presidente, nomeados pelo Presidente da República, e por um conselho de representantes das principais instituições do mercado de valores mobiliários.
Quais investimentos a CVM fiscaliza?
A CVM – Comissão de Valores Mobiliários – é o órgão fiscalizador dos mercados de valores mobiliários no Brasil. A CVM fiscaliza e regula as atividades de:
- Emissão e circulação de valores mobiliários;
- Operações de compra, venda e intermediação de valores mobiliários;
- Mercados de valores mobiliários;
- Fundos de investimento;
- Sociedades corretoras de valores mobiliários;
- Sociedades distribuidoras de valores mobiliários;
- Empresas de assessoria de investimento;
- Empresas de investimento em valores mobiliários;
- Empresas de custodia de valores mobiliários;
- Sociedades de arrendamento mercantil;
- Bolsas de valores.
A CVM é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Economia, cuja principal função é regulamentar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil.
Também é responsável pelas ofertas públicas de ações e outros valores mobiliários, bem como pelas informações prestadas pelas empresas que atuam nesse mercado.
A Comissão de Valores Mobiliários é o órgão regulador do mercado de valores mobiliários brasileiro. A principal função da CVM é garantir a proteção dos investidores, bem como regular e fiscalizar as atividades do mercado de valores mobiliários.